Notícias

Pacientes reclamam de insegurança em Cais no Bairro Goiá, em Goiânia

Pacientes que buscam o Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) do Bairro Goiá, em Goiânia, reclamam da falta de segurança. Eles dizem que o roubo de veículos é constante no local e que a estrutura dos estacionamentos facilita a ação dos criminosos. “Um dia eu estava aqui e uma senhora tinha acabado de ter o carro levado. Agora eu venho, confirmo a consulta, vou para casa e volto a pé”, disse a dona de casa Núbia Souza.O último furto no local foi na sexta-feira (18), no pátio para funcionários da unidade, que conta com câmeras de segurança e alambrado. O vídeo gravado pelo circuito interno mostra quando o assaltante se aproxima de uma caminhonete estacionada no pátio da unidade de saúde (veja vídeo acima). Ele para próximo à porta do veículo e, ao perceber a movimentação de pessoas, se afasta. Em seguida, volta ao local e arromba o carro. Toda a ação leva cerca de dois minutos.Já o local destinado para estacionamento de carros de pacientes é aberto, sem alambrado, o que, segundo eles, gera ainda mais insegurança. “Quando eu venho, eu fico por aqui, de olho no meu carro, pois não existe segurança nenhuma”, conta o autônomo Avelino Marcos.A responsabilidade pelo monitoramento dos Cais e unidades de saúde de Goiânia é da Guarda Civil Metropolitana (GCM). No Bairro Goiá, segundo a corporação, três agentes fazem a segurança em cada turno. Mesmo assim, os pacientes reclamam do pouco patrulhamento.
E não é apenas no Bairro Goiá que existem problemas com furtos e roubos. No começo deste ano, uma ambulância que chegou com um paciente teve todos os pneus retirados no pátio do Cais Cândida de Morais. O assaltante usou um macaco mecânico para levantar o carro e retirar os pneus que, segundo o motorista, que não quis se identificar, tinham apenas 15 dias de uso.
Procurado pela reportagem, o sub-comandante da GCM Vladmir Passos disse que a corporação tem feito um planejamento para aumentar a segurança nas unidades de saúde da capital. “Fazemos um diagnósticos dos tipos de ocorrência para montar estratégias. No caso do Bairro Goiá, já estamos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para que as questões de estrutura sejam melhoradas, como a instalação dos gradeados, entre outros pontos”, destacou.
Passos ressaltou, ainda, que o patrulhamento no local será reforçado. “Temos três guardas por turno para fazer a segurança, principalmente, das pessoas. Mas também vamos enviar viaturas para fazer patrulhas na região dos Cais. Paralelamente designamos as informações ao nosso serviço de inteligência para coibir ações criminosas”, garantiu.O sub-comandante destacou que todas as unidades de saúde da capital devem receber câmeras de monitoramento. “Elas serão monitoradas a partir de uma central, que será entre nos próximos dias”, disse.
Fonte: G1 Goiás

Câmera de segurança mostra criminoso furtando caminhonete (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

 

roubo-cais-1648518.jpg

Copyright © 2012 Eurosec.

Todos direitos reservados.

Escudo Eurosec