Notícias

Número de roubos de veículos é o menor em 21 meses em Goiânia

Número de registros cai 33% na capital e 21% no Estado no bimestre. Ocorrências de furtos também ficam abaixo do mesmo período do ano passado

 Com redução pelo segundo mês consecutivo, Goiás e Goiânia fecharam o primeiro bimestre com queda significativa no número de ocorrências de furtos e roubos de veículos – que inclui carros de passeio, motocicletas e veículos de grande porte. No Estado, houve um recuo de 25% nos registros de furto e de 21% nos de roubo de veículos nos dois primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Na capital, a quantidade ficou 30% e 33% abaixo, respectivamente.

De acordo com levantamento do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, estrutura responsável pelos dados estatísticos da pasta, fevereiro teve menos veículos furtados e roubados tanto no comparativo com janeiro quanto com fevereiro de 2014. Em relação a janeiro, a queda foi de 3% no número de furtos no estado, no comparativo com janeiro. Em relação a fevereiro do ano passado, foi de 15%. Já o registro de roubos caiu 10% e 21%, respectivamente.

Em Goiânia, fevereiro teve o menor número de registros de furtos de veículos desde fevereiro de 2013. Já em relação aos roubos de veículos, a quantidade foi a menor dos últimos 21 meses. A queda nos registros de furtos na capital em fevereiro foi de 24% no comparativo com o mesmo período de 2014 e de 6% em relação a janeiro. O recuo nos casos de roubo foi de 36% no confronto com fevereiro do ano passado e de 14% diante de janeiro.

A tendência de diminuição nas ocorrências do tipo também se repetiu no Entorno de Brasília. O primeiro bimestre de 2015 teve redução de 44% nos registros de furto e de 6% nos de roubo em relação ao mesmo período de 2014. Em Aparecida, os números seguiram positivos: o bimestre teve 29% menos furtos e 20% menos roubos de veículos no comparativo com o primeiro bimestre do ano passado (veja quadro abaixo).

Furto e roubos de veículos – bimestre

veiculos_bimestre

 

 

A queda nos registros de furtos e roubos de veículos no primeiro bimestre de 2015 ocorre simultaneamente à queda de 10% no número de homicídios em Goiás, conforme dados do Observatório de Segurança divulgados no início da semana. Também converge com aumento no número de prisões realizadas no período.

Furto e roubos de veículos – fevereiro

veiculos_fevereiro

 Nos dois primeiros meses de 2015, foram realizadas 2.035 prisões em flagrante em Goiás. Dessas, 356 ocorreram em Goiânia, 74 em Aparecida de Goiânia e 316 no Entorno do Distrito Federal. Entre janeiro e fevereiro foram recapturados 447 foragidos no Estado, sendo 150 somente na capital.

Entre os casos recentes relacionados ao furto e roubo de veículos está a prisão de uma quadrilha que agia em bairros de classe média alta em Goiânia, na última quarta-feira. Vinda de Anápolis, Rafael Santa de Almeida, de 23 anos; Carla Alves, de 22; Samuel Fraga, de 25 e Everton Guedes atuavam na região do Setor Jaó desde o final de 2014. De acordo com o delegado Maurício Massanobu, responsável pelo caso, a quadrilha também roubava residências de luxo.

Copyright © 2012 Eurosec.

Todos direitos reservados.

Escudo Eurosec